Bem-vindo ao Centro AIE de Bombas de Calor

O Centro AIE de Bombas de Calor (the Heat Pump Centre, HPC) é um serviço internacional de informação sobre tecnologias, aplicações e mercados de bombas de calor. O HPC é a actividade central de informação do Programa AIE de Bombas de Calor (the IEA Heat Pump Programme, HPP). O HPP funciona sob a alçada da Agência Internacional de Energia (AIE) e os participantes de diferentes países cooperam em projectos.

Programa AIE de Bombas de Calor (HPP)

Organizado desde 1978 sob a alçada da Agência Internacional de Energia (AIE), o Programa AIE de Bombas de Calor é uma organização sem fins lucrativos sob a qual participantes de diferentes países colaboram em projectos no sector das bombas de calor e outras tecnologias relacionadas com bombas de calor, como sejam ar condicionado, refrigeração e fluidos operacionais (frigoríficos). Sob a gestão dum Comité Executivo que representa os países membros, o Programa implementa uma estratégia para acelerar a utilização de bombas de calor em todas as aplicações em que possa ser reduzido consumo de energia para benefício do meio ambiente.

Os países membros actualmente são: Áustria, Canadá, Finlândia, França, Alemanha, Coreia do Sul, Itália, Japão, Países Baixos, Noruega, Reino Unido, Suécia, Suiça e Estados Unidos.

 

Em alguns países membros há também Equipes Nacionais. O seu trabalho incluí a disseminação e promoção nacional da informação, gerar ideias para novas actividades/projectos para o HPP de interesse para o seu país, participação em actividades/projectos do HPP.

 

Os projectos colaborativos do Programa AIE de Bombas de Calor são conhecidos como “Anexos”. São conduzidos pelos países participantes baseados em partilha de custos e/ou partilha de tarefas. Cada país nomeia um Agente Operacional para gerir o Anexo.  A maioria dos anexos têm um período de vida limitado, ao passo que os objectivos podem variar desde a troca de informações ao desenvolvimento e implementação de novas tecnologias.

 

O título oficial do Programa AIE da Bombas de Calor é Acordo AIE de Implementação de pesquisa, desenvolvimento, demonstração e promoção de tecnologias de bombas de calor(the IEA Implementing Agreement for a programme of research, development, demonstration and promotion of heat pumping technologies).

Centro AIE de Bombas de Calor (HPC)

O Centro AIE de Bombas de Calor é a actividade central de informação do Programa AIE de Bombas de Calor. O papel do HPC é acelerar a implementação da tecnologia de bombas de calor e dessa forma optimizar a utilização dos recursos energéticos para o benefício do meio ambiente. Isto é conseguido oferecendo a nível mundial um serviço de informação para apoiar todos que desejam fazer parte na implementação de tecnologia de bombas de calor, tanto a nível internacional como nacional. Os grupos alvo incluem responsáveis políticos, agências, fabricantes, investigadores, serviços públicos, designers, utilizadores finais, técnicos de montagem e outras organizações.

Uma das actividades principais é publicar a Newsletter do Centro de Bombas de Calor quatro vezes por ano.  Cada newsletter cobre um certo tópico e contém artigos, notícias, eventos assim como um editorial.  As newsletters são grátis e estão disponíveis no site do HPC para os países membros. Países que não sejam membros, podem assinar a newsletter.  No entanto, há disponível grátis para todos os países uma e-newsletter que é uma versão resumida da newsletter. Destaca as notícias mais interessantes assim como um sumário de todos os artigos. A e-newsletter oferece um meio fácil para a disseminação de informação assim como a promoção do Programa de Bombas de Calor, sendo o objectivo atingir um grande número de leitores.

 

Outra actividade importante do site, que é continuamente actualizado com notícias, é a informação de eventos e contactos. O site oferece descrições de anexos do HPP em curso e finalizados, e também as publicações HPP, disponíveis numa base de dados (ligação na margem direita).

 

Para além disso, o HPC tem também um papel activo em gerar actividades dentro do HPP. Encontra também no site descrições de propostas de projectos e informação sobre contactos. Há também um relatório com informação sobre pesquisa e desenvolvimento, assim como o desenvolvimento do mercado de países membros. O relatória está disponível às Equipes Nacionais dos países membro.

IEA Heat Pump Centre c/o SP Technical Research Institute of Sweden E-mail: hpc@heatpumpcentre.org